quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Questão de português

O que é o amor? Uma vez conversando com umas amigas, pensamos sobre a frase de uma música: “sinônimo de amor é amar”. Em princípio esta afirmação nos pareceu estranha, mas conversa vai e conversa vem, tentei extrair alguma sentido. Pensei: bom, já que a frase fala de sinônimo, talvez analisando a sintaxe eu consiga alguma coisa...

Comecei: amor é substantivo masculino abstrato e amar é verbo, verbo é ação, então se são sinônimos podemos dizer que – aí me lembrei do livro de James C. Hunter – o amor é o que o amor faz. Talvez também seja por isso que em outra música se fala que existem apenas provas de amor e não existe o amor. A ação faz com que o amor saia do plano abstrato.

Achei que tinha dado o caso por encerrado, mas alguma coisa ainda me incomodava nessa história. Não concordava completamente que só demonstrando explicitamente uma ação o amor estaria ocorrendo de fato. Amor. Verbo. Ação. Ainda não estava muito convicta com esta lógica. Depois conjecturei que uma pessoa quando está amando pensa quase o tempo todo na outra pessoa, ou alguma circunstância a faz lembrar, não precisa necessariamente estar fazendo algo diretamente para o outro. Isto seria o amor-substantivo abstrato, mas pensando melhor, pensar e lembrar são verbos. O ato de pensar e lembrar constitui o amor substantivo, mas são verbos que demonstram a ação de amar. É... amor e amar: realmente sinônimos.


Macapá/AP - 16. 10. 2008

2 comentários:

  1. digamos que é o mesmo radical... O Amor a deriva como a paixão ancorada. Opa, era amor e amar. Então AM. modulação em amplitude, mas um tem "o" e outro "a". E o "r" do infinitivo é compartilhado. Não é questão de gênero, mas de complemento, Quem ama tem um amor... isso é amar. (só brincadeira viu, gosto muito desse texto).
    :)

    ResponderExcluir
  2. Suas palavras são sempre bem vindas neste aquário!

    ;*

    ResponderExcluir